top of page

O Projeto

Criado pela terapeuta ocupacional Andréa Maria de Paula Souza, o Projeto Cães Doutores conta com o trabalho responsável e dedicado dos voluntários, entre eles os proprietários de cães, adestradores, condutores, colaboradores e, é claro, dos amados e fiéis cães, verdadeiros doutores da alegria e do amor, ingredientes estes capazes de curar inúmeros males.

O projeto CÃES DOUTORES é o pioneiro na realização da Atividade Assistida por Animais (AAA) e da Terapia Assistida por Animais (TAA) como formas de intervenções terapêuticas em instituições de saúde de Pernambuco.

Este projeto teve início no ano de 2006, em Recife - PE, com a implantação da ,Terapia com Animais nos pátios externos do Hospital Barão de Lucena, utilizando o cão como um recurso terapêutico da equipe de saúde deste hospital em suas intervenções à clientela pediátrica.

No ano de 2010, implantou em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Recife o Programa do Cão Residente, levando o cão doutor Freud para morar nesta instituição e ajudar diariamente pessoas adultas, portadoras de transtornos mentais, a lidar com suas diversas dificuldades psíquicas, sócio afetivas, de autonomia e (re) inserção social. O CAPS Espaço LivreMente passou a ser o primeiro do Brasil a oferecer a Terapia Assistida por Animais a sua clientela.

Em outubro de 2012, o Cães Doutores conseguiu estender sua atuação no Hospital Barão de Lucena, levando os cães para dentro das enfermarias pediátricas, realizando as intervenções com os mesmos, sobretudo, para as crianças sem condições de saírem de seus leitos. O hospital foi o pioneiro na região Nordeste a adotar tal prática.

Atualmente, as ações do projeto vem se expandindo para outras instituições de saúde de Pernambuco, atendendo uma clientela variada no que diz respeito a faixa etária ou tipo de diagnóstico. Além do Hospital Barão de Lucena e do CAPS Espaço LivreMente, o projeto atende a AFETO, o CRAUR, o Centro de Reabilitação do IMIP, a Associação Novo Rumo e a enfermaria de psiquiatria do Hospital das Clínicas. A equipe vem também participando de eventos científicos na área das Intervenções Assistidas com Animais, como congressos, oficinas, aulas em universidades e cursos,  promovendo a formação de profissionais e cães de terapia para atuarem na área.


 

bottom of page